sábado, 6 de fevereiro de 2010

Biblioteca II

     As luzes da biblioteca começaram a piscar e ouvia-se um bipe ecoando por todo o local e um zumbido que mais parecia um ventilador. O professor Clecius então diz:
     'Salve, Salve Roma, patria eterna di
memorie, Cantano le tue glorie, mile palme e mile altari. Roma degli Apostoli, Madre e guida dei Redenti, Roma luce delle genti, il mondo spera inte!'
E a medida que ele falava, sua voz ficava mais energética. Cheguei a pensar que ele estava enlouquecendo. Mas não tive tempo de pensar mais, por que alguns segundos depois que Clecius acabou, uma das estantes moveu-se para o lado, revelando um porta secreta. Olhei para a porta. dava para um escuro corredor. Olhei para o professor, que disse me disse com um sorriso:
'Deus abre portas'
Foi então que me lembrei e compreendi: aquele era um trecho do Hino do Vaticano. Mais do que isso, era uma senha!
'Não há tempo para muita conversa. Você deve seguir em frente, e, no final do corredor, entrar pela porta e falar como oráculo. Ele vai te dizer o que fazer.'
'Mas, por quê?'
'Não há tempo para conversas' Respondeu o professor agitado. 'Agora vá!'
E me empurrou para o corredor escuro. Entrei, e as portas se fecharam atrás de mim. Comecei a andar. Uma luz se acendeu bem acima de minha cabeça. Dei mais um passo,e ela me seguiu. Continuei andando. O corredor era comprido. Foram uns trezentos metros de caminhada até chegar ao final. Mas cheguei. E quando cheguei, todo o corredor se acendeu. Estava num ambiente pequeno com três portas na minha frente. Lembrei me das palavras do professor:
'Você deve seguir em frente, e, no final do corredor, entrar pela porta e falar como oráculo. Ele vai te dizer o que fazer.'
Mas QUAL porta? não havia diferença entre elas, a não ser o símbolo que havia em cima de cada uma: a primeira guardava uma linha em zigue-zague. Na segunda, havia uma linha reta, e na terceira, uma linha curva. Thiago não sabia o que fazer, mas foi então que ele olhou para o chão e percebeu que os azulejos à frente das portas tinham alguns símbolos. Olhou bem e viu que eram letras. Mas a mensagem não fazia sentido algum:

Ainozama an mu e Serdnol me Otnop mu Ertne Otruc Siam Ohnimac o Lauq?

Thiago olhou um pouco mais, e percebeu que a mensagem estava escrita ao contrário! A frase era:

Qual o caminho mais curto entre um ponto em Londres e um na Amazônia?

"Uma linha reta!" Pensou ele, e já ia abrir a porta com a linha reta, quando alguma coisa o disse que não seria tão fácil. Ele então lembrou-se da aula de Geografia:
'No globo, toda reta é uma curva. Se um avião sair daqui e andar em linha reta, estará fazendo uma curva, pois a Terra é uma esfera.' Dizia a Sra. Mesquita, professora. Então Thiago andou até a porta com a linha curva, abriu, entrou, e se surpreendeu.

_________________________________________________________

Sau, onde está você?
Sumiu? Volta!

Observação adicoinal que-não-tem-nada-a-ver: o site do abandonado de tiras do Peanuts voltou! Olhem: http://tiras-snoopy.blogspot.com/   Quando o Jalt postou uma tira do Snoopy aqui, ela dava neste site.

Nenhum comentário: