segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Odisseia #1 - A introdução

Bem, como todo mundo sabe, ou não, Odisseia foi uma longa saga de Odisseu, nome romano de Ulisses. Bem, vamos chamar nosso herói de Ulisses, já que a sua jornada de 20 anos ocorreu nos arredores do Oriente do Mediterrâneo, parte desse mar que engloba a Grécia.

Ulisses era casado com uma bela mulher chamada Penélope, e tinha um adorável filho cujo nome era Telêmaco e morava na maravilhosa ilha de Ítaca. Ulissses era conhecido por sua bravura e garra durante guerras e lutas, mas agora, o que ele queria mesmo era viver em paz com sua família.

Acontece que, lá no Olimpo, a montanha onde ficam os Deuses, estava acontecendo um evento. Um concurso, para falar a verdade. Um concurso de beleza. As candidatas? Hera (Nome romano era Juno), esposa de Zeus e madrasta de Hércules; Afrodite (Nome romano era Vênus), deusa da beleza e do amor e por último, Palas Atena (Nome romano era Minerva), deusa da sabedoria. O prêmio era uma valiosa maçã de ouro.

As deusas cobiçavam muito esse torneio e viviam em constante atrito. O jurado? Foi estipulado que um mortal elegesse a mais bela. E por acaso, foi Páris, o príncipe de Troia. E claro, as deusas não pensaram 2 vezes e já foram subornar o troiano. Hera ofereceu o poder, a garra da guerra; Atena ofereceu a sabedoria, disse que poderia tornar ele a pessoa mais inteligente do mundo e Afrodite ofereceu-lhe a mulher mais linda do mundo.

Páris optou pela última opção e entregou a maçã a Afrodite. Claro que depois disso, o atrito entre os deuses do Olimpo aumentou, mas isso é outra história. E a deusa cumpriu sua parte. Páris e ela raptaram a bela Helena, filho do rei Menelau da Grécia e levaram-na para Troia.

O rei Menelau, desesperado, convocou um exército para partir para Troia e é nisso que Ulisses vai se envolver...

Nenhum comentário: