terça-feira, 4 de maio de 2010

O Mundo dos Textos #3


Enriquecer um texto é algo essencial para deixar a história mais interessante. Informações não devem ser economizadas. Descrições sempre são bem-vindas. Aprende truques e artimanhas que deixarão o teu texto com um nível muitíssimo mais alto.

Conjunções: Não economize conjunções. Elas facilitam a contextualização de ideias do texto e podem exprimir circunstâncias básicas do texto, como causa, finalidade, causa X efeito, consequência. Por exemplo:

  • Ele foi à missa ontem à noite, embora não quisesse ir. Ele não gosta de cumprir tal tarefa rotineira, todos os dias às 7 horas em ponto da noite, mas ele precisa ir, caso não queira levar uma bronca de sua mãe. Visto que ele é obediente, não contesta a atitude.

Advérbios: Excelente recurso para rechear de informações. Ele dá circunstâncias básicas para uma frase, como modo, tempo, lugar, dúvida, afirmação, negação, companhia. Repare na diferença:
  • Ele acordou. Foi tomar café. Foi embora sem dizer tchau.
  • Ele acordou cedo numa gélida manhã. Naturalmente, foi tomar café ainda meio dormido. Estranhamente, ele foi embora rápido, sem dar tchau.
Descrição: É um bom meio do leitor tentar imaginar como são os personagens, lugares, o que torna a leitura bem mais fascinante. Isso chama a atenção de muitos leitores.
  • Ele era feio. O nariz, em forma de batata separavam os olhos, que sem forma elíptica, pareciam um ovo frito esparramado, sem definição. As orelhas, uma pontiaguda como a de duende e outra, achatada como de elefante davam uma forma mais distorcida ainda da cabeça que tinha a forma da letra P.
Entenderam? Sempre tentem utilizar esse recursos.
Sauerale

Nenhum comentário: