
Há 164 anos atrás, em 1835, começava uma guerra sangrenta que resultou no caos e na angústia por 10 longos anos. Tudo isso era fruto de um desejo de um povo aguerrido, que amava sua pátria e gostaria de mostrá-la a todo o mundo. O povo, farto dos investimentos imperiais voltados para a Elite (Região Sudeste), decidiu independer-se do majoritário poder exercido por Pedro II do Brasil.
Em busca de uma luta para separar-se, uma luta pelo prestígio de poder ser chamado de Nação, os gaúchos eram motivados por uma força bruta em seus corações? Seria instinto? Não. Era a raça do povo gaúcho. Mesmo sendo pejorativamente chamados de Farrapos pelo insolente governo, foi uma luta em que motivação não faltara um só instante a este corajoso povo.
Após sangrentos combates, em Primeiro de Março de 1945, foi assinado o Poncho Verde, que estabelecera a paz após estimadas 50 mil mortes.
Se você pergunta a um gaúcho o que é o 20 de setembro, ele com certeza responderá: é o orgulho de fazer parte deste povo que jamais desistiu em buscar melhores ideais ante uma dura realidade.
Os espíritos de Garibaldi, Bento Gonçalves e Canabarro sobrevivem até hoje e intensificam-se todos os anos nesta data especial.
2 comentários:
Adorei
Eu morava em Bento Gonçalves, mas hj moro em SC
=D
Que legal!
Postar um comentário